9 de out. de 2008

Sunbonnet Sue



A menina e seu gato.











Sunbonnet Sue é o nome pelo qual ficou conhecido o popular desenho da bonequinha cujo rosto está sempre escondido por um gorro ou chapéu. Apareceu pela primeira vez em 1867, na Inglaterra, nos livros infantis escritos e ilustrados por Kate Greenway.
Em
1876, na Feira do Centenário da Filadélfia, as bonequinhas foram introduzidas e começaram a se popularizar nos Estados Unidos. Em 1902, Bertha Cobbert, escritora e ilustradora de Minneapolis, publicou o livro "The Sunbonnet Babies" com ilustrações de meninos e meninas com o rosto coberto pelos chapéus. As ilustrações ficaram tão populares que passaram a ser impressas em tecidos, canecas etc.
Em
1915, na cidade de Amboy em Minesota, Alice Brown fez o primeiro Sunbonnet quilt para presentear sua neta.
Depois de um tempo esquecidas, as bonequinhas voltaram a aparecer com mais intensidade nos
anos 80, muitas vezes adaptadas para exprimir idéias modernas, sentimentos e aspirações das quilters feministas.
Além de Sunbonnet Sue, as bonequinhas também são conhecidas como Menina do Chapéu, Dutch Doll, Bonie Bonnet, SunBonnet Babies, Carmem (menina mexicana/espanhola com chapéu) e o similar masculino é chamado Bill Bonnet.
No ano de
2002 foi comemorado o centenário das Sunbonnets.




Verdadeira paixão entre as quilteiras de todo o mundo, a Sunbonnet Sue foi desenhada pela primeira vez por Kate Greeaway no final do seculo retrasado! Muitos bordados vitorianos foram copiados de ilustrações dela. Estes bordados foram a primeira aparição da Sunbonnet em quilts. Mas foi Bertha Corbett Melcher que foi considerada a criadora dos desenhos da Sunbonnet Sue como nós a conhecemos. Seu livro "The Sunbonnet Babies" foi publicado em 1900.Se você que saber mais sobre o assunto, visite o site:



http://www.sunbonnetsue.com/
Mas se o que interessa são riscos de visual mais elaborado, visite o site:
http://www.bonnetgirls.com/








A menina de chapéu e roupas de época, e seu companheiro, que representam os primeiros colonos norte-americanos.





A foto abaixo, com bordados em Redwork, é do blog Quilta e Borda, trabalhos da Cecília Suenaga, que você pode visualizar clicando AQUI.






Em crochê, para aplicação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Que bom que você vai me deixar um recado!